RSS

O Bispo Paraguaio

21 abr

Lugo é coisa de sacoleiro ideológico

Apareceu agora outra mulher que diz ser mãe de um filho de Fernando Lugo, presidente do Paraguai. Ele já admitiu a paternidade de outra criança. A ser verdade, quando bispo, nada menos do que bispo, teve dois filhos — um deles com uma menina de 16 anos.

Dizer o quê?

Fosse uísque, seria uísque paraguaio.
Fosse cigarro, seria cigarro paraguaio.
Como era bispo, era um bispo paraguaio.

Isso tudo sem prejuízo de que existam, claro, uísque, cigarro e bispos legítimos no Paraguai. Estou me referindo àquelas mercadorias piratas que servem ao contrabando. Lugo é um caso de pirataria moral, ideológica e religiosa.

Pertence à safra de governantes latino-americanos que sonham com um “outro mundo possível”. Lugo, como sabem, é daqueles que combatem os males do imperialismo no continente. Não foge à regra de seus parceiros de continente: sua sacristia é uma alcova, assim como sua moral de resistência ao imperialismo é só uma variante do oportunismo populista.

Chávez deu de presente a Obama o livro As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano, uma tolice chorosa sobre os padecimentos da América desde a chegada dos europeus até 1971 — ano da obra. Se bem me lembro, alguns bons trechos tratam justamente do Paraguai. Galeano é o principal responsável pela divulgação, no continente, da tese de que o país era um paraíso quando governado pelo tirano Solano López. A guerra contra a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) teria jogado o país para sempre no atraso. Huuummm… Sempre a lógica da culpa alheia. Lugo, o fauno de batina, prova que o mal vem de dentro.

Lugo é coisa de sacoleiro ideológico.

Reinaldo Azevedo
 
Deixe um comentário

Publicado por em abril 21, 2009 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: