RSS

Redes Sociais – Twitter

22 abr

E-mail, buscadores, Orkut, blogs. E agora? Twitter! A arte de se comunicar migrando com as tecnologias.

Não tem um momento que você sente que a internet é um celeiro de idéias malucas? Às vezes eu também me sinto assim. Não sei precisar de quanto em quanto tempo temos uma novidade que nos obriga a aprender algo, mas nos últimos anos fomos compelidos a aprender novas formas de nos relacionarmos, parece até que as antigas não funcionavam…

Primeiro veio o e-mail, qualquer pessoa poderia simplesmente mandar um desde que pagasse para ter uma conta, coisa que ficou gratuita tempos depois. Fiquei viciado! Olho minha caixa de mensagens toda hora! Como é de praxe, reclamo do excesso de SPAM’s para não me sentir excluído dos demais.

Em seguida, passei a usar um Instant Messenger chamado ICQ, que após a invasão da Microsoft no mercado, teve sua utilização substituída pelo Windows Messenger e também pelo MSN. Os mensageiros instantâneos são muito utilizados , 61% dos usuários brasileiros enviam mensagens instantâneas.

Muito bem, depois disso, abri uma conta no Orkut, uma das coisas mais estúpidas que fiz, visto que a ferramenta é ótima para ficar em contato com pessoas cujo contato foi perdido por algum bom motivo que eu havia esquecido. Mesmo assim, acostumei-me com a ferramenta, leio meus scraps (recados), mas raramente participo ativamente de alguma comunidade.

O Orkut é legal para fazermos medições corporativas, por exemplo, saber o quanto os usuários gostam ou odeiam determinada empresa ou serviço. Para ter uma idéia da abrangência do aplicativo: 71% dos internautas brasileiros estão nele, 80 milhões de recados pro dia, 30 milhões de fotos e 3,5 milhões de vídeos. Hoje tenho mais contas em redes sociais do que consigo lembrar, Facebook, LinkedIn, Plaxo e mais algumas.

Não posso me esquecer que, mais ou menos na mesma época, já mal conseguia ir ao banheiro sem procurar no Google primeiro, hoje é impensável fazer a maioria das coisas que fazíamos sem “por no Google”.

Com os buscadores descobri os blogs… Comecei a ler somente aquilo que me interessava, passando a menosprezar outras fontes de informação, como o rádio e a televisão. Quer saber sobre as baleias-Jubarte? Provavelmente encontrará um blog recheado com fotos, vídeos, análises e tudo mais que você precisa e até o que não precisa.

Já estava me acostumando com essa nova forma de me comunicar, quando, eis que surge o Twitter, que nada mais é do que um micro-blog. Você pode estar pensando “Micro-blog? Traz dois para mim, sem mostarda, por favor!” ou então “Já sei tudo sobre micro-blog, tenho oito contas apenas para me manter informado e mais quinze corporativas!”. Como não sei exatamente o que passa em sua mente, acho melhor explicar, ok?

Basicamente, o Twitter é uma ferramenta para troca de informações entre pessoas conectadas. Você já tinha outros meios para fazer isso, porém a internet já te arrumou mais uma coisa para aprender!

De forma resumida, o Twitter funciona quase como os SMS que você envia através do celular, tem uma limitação de 140 caracteres por mensagem e podem ser enviados para uma pessoa em específico ou para todas as que te “seguem”.

Resolvi colocar um vídeo explicativo para facilitar a compreensão:

Algumas empresas já estão entrando no Twitter, ora para divulgar produtos ou serviços, ora para fazer monitoramento das referências feitas a ela na ferramenta. Corporativamente falando, considero o aplicativo muito bom para obter respostas dos consumidores. Basta colocar a questão que, se você tiver “seguidores”, em instantes terá retorno.

Recomendo que abra uma conta, nem que seja para testar o brinquedo, faça como a sub-prefeita Soninha Francine ou como o jornalista Marcelo Tas. Se você quiser ver a lista dos 10.000 mais seguidos no Brasil, pode clicar aqui.
Já adianto que sou o 610º.

 
Deixe um comentário

Publicado por em abril 22, 2009 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

 
