RSS

>Judaismo – O que é?

15 maio

>O Judaísmo é uma religião de 613 mandamentos, não uma série de “nisto deves acreditar” e “nisto não deves acreditar”, mas de 613 leis divididas entre “isto deves fazer” e “isto não deves fazer”. Exige o cumprimento das 613 mitsvot, preceitos da Torá.

Se alguém vier e lhe perguntar: “Você é religioso?” hoje em dia encontraremos muitos judeus que responderão: “Posso não me manter casher, posso não guardar o Shabat, talvez não cumpra nenhuma das leis da Torá, mas sou judeu no coração.” Qual o significado desta declaração? É que judeus hoje, vivendo num mundo com outras influências dominantes – onde religião é definida por outros padrões que não os atos – estão se identificando como judeus “devotos”. Muito mais do que simples fé ou credo, quando um judeu fala sobre D’us, deve estar mais preocupado com atos.

Você é um judeu, em termos judaicos, significa: “Você cumpre a Torá e as mitsvot? Observa a Aliança feita há muito tempo no Sinai – na qual, conforme dizem nossos sábios, cada alma judaica de todas as gerações estava presente e persuadiram D’us a nos tornar o Seu povo através da declaração ‘Naassê ve Nishmá’, ‘faremos e [só então] entenderemos?'” Para o judeu, a revelação não foi um meio para que o homem visse a aparência de D’us. Ao contrário, foi a maneira que D’us usou para fazer os judeus saberem o que era importante para Ele através da revelação de Seu propósito, ao invés de Sua pessoa.

Ser um “judeu no coração” não é suficiente. A ênfase está nas ações, não em pensamentos; no corpo, não apenas na mente. Ter fé é fundamental, um judeu deve crer, sem dúvida. Entretanto, o propósito da crença em uma Divindade é assegurar que as mitsvot sejam cumpridas. A crença em D’us não é a mensagem, mas o meio. O objetivo não é D’us, mas uma vida de santidade, para a qual crença é simplesmente um pré-requisito. Em que deve um judeu acreditar? Deve tratar primeiro das ações, porque estabelecemos que para os judeus esta é a prioridade número 1.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em maio 15, 2009 em Judaismo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: