RSS

>Infância pré holocausto

20 maio

>

Menino com Arenque

Véspera de Iom Kipur

Hoje com 92 anos, Mayer Kirshenblatt emigrou da cidadezinha polonesa de Opatow (Apt, em idish) para o Canadá em 1934. Trabalhou, teve família, aposentou-se. E aos 73 anos começou a pintar: o resultado são telas como as acima, que podem ser vistas no Museu Judaico de Nova York (http://www.thejewishmuseum.org/) até 1 de outubro.

São 80 obras supercoloridas, ingênuas, nostálgicas, em que o artista autodidata recorreu às memórias de infância e adolescência para recriar os personagens e o cotidiano do shtetl [aldeia], o único mundo conhecido por milhões de judeus antes de Segunda Guerra.
A exposição tem nome longo: They Called Me Mayer July: Painted Memories of a Jewish Childhood in Poland Before the Holocaust [Eu me chamava Mayer July: Memórias Pintadas de uma Infância Judaica na Polônia antes do Holocausto].

Ela faz parte de um projeto museulógico que mescla memória, história oral e interpretação visual para fixar um passado do qual restam poucas testemunhas vivas. Pode-se comprar no Museu um álbum capa dura de 411 páginas, com 196 ilustrações coloridas e 11 desenhos em preto e branco, por apenas 40 dólares!!! (ah, inveja de livros tão baratos… graças às subvenções institucionais e aos mecenas pessoais). A mostra seguirá, em 2010, para o Museu Histórico Judaico de Amsterdam e, em 2011, para o Museu da História dos Judeus Poloneses, em Varsóvia.

O Museu Judaico de NY, fundado em 1904, tem uma coleção de 26 mil itens – quadros, escultura, fotografias, objetos arqueológicos e rituais. Faz exposições temporárias e tem programações educacionais (1109 Fifth Avenue e 92nd Street, Manhattan. Tel: 212.423.3200).
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em maio 20, 2009 em Judeus

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: