RSS

Feliz aniversário Israel – 63 anos

10 maio

Fogos de artificio em Tel Aviv


Shimon Peres, presidente do Estado de Israel

“Ao comemorarmos os 63 anos do Estado de Israel, podemos recordar o histórico milagre do nascimento de uma nação. E podemos enaltecer um de nossos maiores líderes, David Ben-Gurion, por declarar o estabelecimento de um Estado Judeu – uma pátria – em um dia memorável em maio de 1948.
Logo depois fomos atacados – sem defesa, em menor número, desarmados. Dos escombros da Guerra da Independência surgiu um dos melhores e mais éticos exércitos do mundo.
O deserto se transformou em um modelo moderno de agricultura, admirado por todos.
O desenvolvimento de Israel nos campos de tecnologia de ponta, ciência e medicina, nos colocou na vanguarda dos avanços nestas áreas em todo o mundo. No dia da proclamação do Estado de Israel foi afirmado que esta nação recém-fundada seria baseada na liberdade, justiça e paz como imaginado pelos profetas de Israel.
Respeitamos o código de valores morais judaicos, que fazem parte da nossa identidade. Nós ainda estamos enfrentando as forças do mal, especialmente as que emanam do Irã.
Este chamado, feito por um regime que é uma ameaça para todo o mundo, deve ter uma resposta inflexível da mobilizada comunidade internacional. Estamos determinados, juntamente com os nossos aliados ao redor do mundo, a combater o antissemitismo e a deslegitimação.
O Estado de Israel está preparado para fazer a sua parte, mesmo a um custo doloroso, para alcançar a paz com nossos vizinhos. Estamos esperançosos de que os ventos da mudança que sopram em nossa região anunciem novas oportunidades de paz, segurança e prosperidade para todos.
Partilhamos a esperança de que Gilad Shalit seja reunido com sua família imediatamente. Os laços que ligam o Estado judeu às comunidades judaicas de todo o mundo são vitais para nós. Vocês são os grandes parceiros do nosso sucesso.
Olhando para trás, temos muito do que nos orgulhar. Vislumbrando o futuro, ainda temos muito a realizar. Juntos, podemos conquistar muito. Juntos, podemos vencer. E juntos vamos celebrar muitos dias como este que ainda estão por vir”.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em maio 10, 2011 em Israel

 

Uma resposta para “Feliz aniversário Israel – 63 anos

  1. Dylan

    maio 18, 2011 at 7:24 am

    Israel, sentado no monte Sião, vejo a transformação do deserto, a aridez deu lugar às tâmaras. Apesar da fragância das inúmeras flores, ainda se sente o cheiro a sangue e o ódio dos vizinhos que dura há 63 anos. Vislumbro os catos de espinhos bem afiados, associo-os ao sofrimento do povo judaico, à diáspora, ao holocausto. A fé e os 3500 de história judaica coabitam com o inegável progresso sócio-económico do país. Mas o sonho de uma pátria não acaba aqui, é necessário apoiar a criação de em estado palestiniano, mais uma democracia no Médio Oriente, para que a estrela de David ilumine o caminho da liberdade, da justiça e da paz.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: